terça-feira, 7 de julho de 2009

RELATO PROFESSORA/FORMADORA GIUVANA

Relato das atividades da professora/formadora Giuvana


O primeiro encontro do GESTAR II em Joinville ocorreu em março. Foi explanado pela coordenadora Evelise o Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar. Teremos 15 encontros de 8 horas, que totalizam 120 horas presenciais. O horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h.



No dia 16/06/2009 iniciamos com os cursistas, havia grande expectativa e inúmeras dúvidas. Começamos as apresentações partindo do poema de Ferreira Gullar, Traduzir-se. Valeu a pena, houve descontração e momentos bem emocionantes. Percebi que muitos cursistas são verdadeiros artistas, desenham muito bem e principalmente professores em busca de mudanças na educação. Apresentamos ao grupo o Diário de Leitura, o cursista escolhido levará o Diário para casa, livre para escrever o que julgar importante para socializar com o grupo no próximo encontro. A proposta foi muita bem aceita pelo grupo. Retomamos os slides de apresentação do GESTAR II, tirando algumas dúvidas do processo do curso. Em seguida lemos o texto A casa de Eduardo, cada equipe elaborou um texto diferente. Plano de roubo, tombamento da casa, venda da casa, compra da casa. O resultado foi riquíssimo, os cursistas capricharam mesmo. Segundo o relato de alguns cursistas, pode-se trabalhar gêneros textuais partindo de um simples texto. Fizeram a leitura para o coletivo e todos aprovaram a proposta. Agora é hora de explorarmos o TP 3, em pequenos grupos os professores fizeram um estudo das atividades e textos do TP 3, em seguida cada grupo relatou a escolha da primeira atividade que será desenvolvida em sala. Espero que todos tenham gostado do encontro. Gostei muito.



Frio, chuva, mas estamos aqui. Terceiro encontro! Dia 23/06. A primeira atividade foi a apresentação do Diário de Leitura. A cursista leu a letra de uma música e passou o caderno para outro cursista. Muito bem. Vale salientar que alguns professores já adaptaram o Diário de Leitura com os alunos e o resultado está sendo muito bom.
Momento importantíssimo, a socialização das atividades desenvolvidas. Esse momento é riquíssimo, é a troca de experiências que fortalecerá e inovará nossas práticas pedagógicas. Brilhante, foram apontadas as facilidades e as dificuldades das atividades propostas. A discussão e os relatos foram longos e fantásticos.
Não paramos por aí, cada atividade relatada foi analisada e discutida, colocando em pauta os sucessos e procurando alternativas para melhorar o que não foi tão bom. Bom demais!!!!
Na parte da tarde assistimos ao filme O Carteiro e o Poeta, em seguida abrimos uma discussão abordando possíveis formas de trabalhar o filme em sala de aula.
Vamos pescar idéias com o poema A Pesca de Affonso Romano de Sant’ana. Lemos o poema e reescrevemos o poema em: Prosa narrativa, prosa descritiva, prosa injuntiva e prosa dissertativa. O resultado foi muito interessante. Todos os textos foram dignos de aplausos. Terminamos o encontro com uma breve conversa sobre a atividade que será desenvolvida em sala de aula. Muitos cursistas afirmaram que iriam trabalhar o texto A Pesca, outros optaram por atividades propostas no TP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário